Notícias


25/08/2023 Rodrigo Martins
X1 de Vaquejada na Bahia será como ganhar toda a premiação do Haras Fernando Lucena sozinho

Finalmente, o esporte equestre mais popular do Brasil alcançou níveis de premiação das grandes competições nacionais. Apesar dos valores em dinheiro terem crescido consideravelmente nos últimos anos na Vaquejada, a disputa conhecida como X1, na qual a prova conta apenas com dois vaqueiros, poderá marcar a história e mudar o rumo das festas de gado como negócio, sendo esta a maior premiação para apenas um vaqueiro.

O embate entre os influencers Nathan Queiroz e o Gordinho do Momento, representado por Fábio Bessa no cavalo Marreta, vai movimentar as redes sociais neste sábado, 26, direto da Bahia. A Arena Vital, na cidade de Castro Alves-BA, será o palco desta disputa.

O X1 de Vaquejada consiste num duelo entre dois conjuntos valendo o melhor de cinco bois. Similar a cobranças de penalti no futebol, quem obtiver o aproveitamento acima do seu opositor é o campeão. Caso o empate persista, os vaqueiros seguirão para as apresentações alternadas.

Segundo o idealizador da disputa X1 de Vaquejada, Nathan Queiroz, explica que a prova consiste em enaltecer o vaqueiro como atleta, mas também respeitar todos os critérios na promoção do Bem Estar Animal, inclusive o tempo de descanso dos animais durante a prova e o uso de protetores licenciados pela Associação Brasileira de Vaquejada.